29 fevereiro 2012

8 motivos para o incentivo a leitura em quadrinhos!

Olá Pensadores!

Hoje eu trago um post um tantinho diferente... Sei que muitos de nós leitores tivemos uma forma parecida de iniciar essa paixão pela leitura: Os Quadrinhos! Espero que gostem desse post, que é bem diferente do que eu costumo fazer! Vamos lá?!


8 Motivos para incentivar as Crianças a lerem Gibis:

Contribuem na pré-alfabetização-
 A sequência de imagens dos quadrinhos permite que a criança compreenda o sentido da história antes mesmo de aprender a ler. Ao fazer isso, ela organiza o pensamento, exercita a capacidade de observação e interpretação e desenvolve a criatividade. Na fase de pré-alfabetização, o contato com os gibis também ajuda a criança a se familiarizar com as letras.   
Ajudam no processo de alfabetização -
A ordem lógica dos quadrinhos serve de apoio para que a criança decifre o que está escrito e supere a dificuldade de fluência, típica de quem acabou de se alfabetizar. Outro fator positivo é que a letra maiúscula usada nos balões facilita a leitura. Para quem está aprendendo a ler, letras minúsculas podem ser mais difíceis de decodificar, principalmente aquelas que têm traçados semelhantes, como q, p, d e b.

Desperta facilmente o interesse das crianças-
A leitura de gibis é uma atividade lúdica para as crianças, que naturalmente se identificam com a linguagem dos quadrinhos e, muitas vezes, estabelecem uma relação afetiva com seus personagens.

Estimulam o hábito da leitura-
Um bom modo de estimular um hábito é enfatizando o seu lado prazeroso. No caso dos quadrinhos, os textos rápidos associados com imagens, os elementos gráficos e a identificação com os personagens são alguns dos elementos que tornam a leitura agradável. Isso pode encorajá-las a ler textos cada vez mais complexos. Alguns pesquisadores defendem que os leitores de quadrinhos também acabam se interessando por outros gêneros de texto.
Exercitam diferentes habilidades cognitivas-
A leitura de histórias em quadrinhos é um processo bastante complexo. É preciso decodificar textos, imagens, balões, onomatopeias e, muitas vezes, recursos de metalinguagem. Além disso, induz a uma habilidade chamada inferência, que é a capacidade de concluir coisas que não estão escritas. Nas HQs, por exemplo, o leitor deduz a ação que é omitida entre um quadrinho e outro. Tudo isso demanda um trabalho intelectual.
Unem Cultura e entretenimento-
Histórias em quadrinhos podem transmitir um leque bem amplo de informações sobre contextos históricos, sociais ou políticos e ainda assim manter sua característica de entretenimento. Só para citar alguns exemplos bem conhecidos: as aventuras de Asterix trazem divertidas referências sobre história antiga, as histórias de Tintim são ricas em indicações geográficas e as tirinhas da questionadora Mafalda fazem crítica a questões político-sociais da Argentina. Já Joe Sacco, que é quadrinista e jornalista, desenhou histórias sobre a guerra da Bósnia e os conflitos entre Israel e Palestina.


São de fácil acesso e baixo custo-
Os títulos mais populares podem facilmente ser adquiridos nas bancas de jornal por um preço bem acessível. Os gibis também são encontrados em bibliotecas e gibitecas. Outra opção são as trocas, prática que costuma ser incentivada pelas escolas e prefeituras.


São recomendadas pelo PCN, RCNEI e PNBE-
Algumas das razões para isso já foram descritas nos itens anteriores, mas vale ressaltar que tanto os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), como o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCNEI) e o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) falam sobre a importância da criança interagir com diferentes tipos de texto. Além disso, a relação entre texto e imagem está cada vez presente em diferentes gêneros e é preciso ensinar como ler a imagem também.

Fonte: Educar para crescer


Bom meus Queridos, espero que tenham gostado! Beijos e 
comentem hein? Até a próxima!

13 comentários:

  1. Sou Super Suspeita(SSS) em falar sobre isso. Sou professora, mãe e apaixonada por HQs. Para crianças, sem dúvidas, eu super apoio a Turminha do Maurício de Sousa... adooooooooro!! Temos assinaturas de TODAS as revistinhas do Maurício, desde que meu filho tinha 6 anos(hj com 10).

    Ótima postagem!

    Depois passa lá? Tem postagem nova!! :D

    bjks

    ResponderExcluir
  2. AH, quadrinhos são ótimos para as crianças, realmente. Mas eu gosto deles até hoje, principalmente daqueles da Turma da Mônica <3 Beijão / spiderwebs.tk

    ResponderExcluir
  3. Que lindo seu blog!! Seguindo!!! :)

    Eu amo quadrinhos!! Não compro mais, mas se um cai na minha mão leio com certeza! rs...

    Muito legal essa postagem! Nunca tinha pensado no efeito que tem sobre as crianças!! :)

    Ju
    entrepalcoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Acho que essa é a melhor maneira de introduzir a criança no mundo literário!
    Eu comecei assim! rs

    BjO

    http://www.the-sook.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. ai que delícia os gibis do pateta, pato donald e margarida, tio patinhas, chico bento, adoro! e por aí, já escrevi num blog sobre quando era proibido gibi na escola, eu os entregava na saída no final da aula, já que costumávamos comprar pra minha filha e tínhamos mtos em casa, atualmente a escola trabalha os quadrinhos em diversas matérias, acho bastante válido porque é mais uma forma de aproveitar atividades que os alunos gostam e usufruem fora do ambiente escolar, ótimo post, bjão!

    ResponderExcluir
  6. Belo e educativo post!!Parabéns, Luana!!
    Uma abençoada noite!!
    Bjão!!Soninha!

    ResponderExcluir
  7. Nossa, ameeii o blog.... ler é tudo de bom!!! Muito legal...

    Bjoos
    Loucasporluxo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá!Boa tarde!
    Quadrinhos!
    Não vou mentir! Mas,leio todos os dias, ainda!
    Foi a minha "diversão" quando criança!
    Meu pai, tinha uma banca de revistas! Então, já viu né não?
    E "culturamente", é uma boa alternativa para o ambiente fora escolar!
    Belo blog! Gostei!
    Obrigado pelo carinho da visita!
    Boa quinta!
    Beijos carinhosos!

    ResponderExcluir
  9. Olá :)
    Muito bom o post *-*
    Lembro que quando era criança gostava de ler Turma da Mônica rsrs

    Beijos e cuide-se
    ________________________
    RIMAS DO PRETO

    ResponderExcluir
  10. Educativo e para todas as idades!
    Gostei demais. Parabéns!
    Fiquei com mais vontade até de me envolver nesse mundo da leitura.!

    Beijão flor!

    ResponderExcluir
  11. Ótimo post flor! *---*
    Ahhhhh tem selinho pra ti no meu blog!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com/
    Mil Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi Luana!
    Eu aprendi a ler com gibis da Turma da Mônica e até hoje sou fã. Sempre indico que os pais incentivem as crianças desde cedo a ler gibis, mesmo que a criança ainda não saiba identificar as palavras, mas ela acaba se familiarizando com as ações dos personagens e com as letras nos balões.

    Adorei seu blog! ^^

    Beijocas!

    Ismália .

    ResponderExcluir
  13. Oii
    sem dúvida, essa é uma ótima forma de incentivar a leitura nos pequenos, sempre fui fã de quadrinhos...

    um beijão
    Lara - Magia Literária

    ResponderExcluir

Olá!
Deixe aqui a sua opinião sobre a postagem e sobre o blog!
Peço que não usem de palavras obscenas.
Obrigada por comentar!Bom Pensamento!!!
Voltem Sempre*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...