27 março 2012

Eu Li #11 - BT Clube dos Novos Autores

Retornando ao Vale AzulMaria Alice Lima Ferreira
Sinopse>
Relata a história do Sr. Braga, fazendeiro muito rico que viveu no Vale Azul, durante o século XX, antes de ser abduzido por um OVNI. Cerca de duzentos anos depois, retorna ao Vale sem ter conhecimento do tempo transcorrido. Por isso, recebe com grande choque a notícia de que todos aqueles que conhecera, incluindo familiares e amigos, já haviam falecido há muitos e muitos anos. Sua casa ainda estava lá, mas seus atuais moradores eram estranhos para ele. Não tinha dinheiro nem documentos, e sua única amiga era sua tetraneta Sara, uma garotinha com apenas seis anos de idade. Tem início, então, sua luta pela sobrevivência e sua adaptação às mudanças tecnológicas e sócio-culturais que ocorreram após seu desaparecimento. Além de mexer com a imaginação do leitor, Maria Alice aborda temas polêmicos e nada convencionais de forma sucinta, fazendo com que o leitor reflita sobre o assunto. Fala sobre religião, os avanços da medicina, a possibilidade da ciência vencer a barreira da morte, sobre política, corrupção e até tem uma visão bem otimista sobre o desenvolvimento da humanidade, em termos sociais. Todas essas idéias aparecem aos poucos, mescladas com a vida cotidiana dos personagens. O leitor acompanhará de perto o dia a dia dos descendentes do Sr. Braga, suas tragédias, conquistas e romances. E também terá a chance de perceber as mudanças que vão ocorrendo, sutilmente, no caráter do personagem principal e sua adaptação à nova sociedade”


Meu Comentário:
Quando recebi o livro pensei: É um romance... e de certa forma me enganei.  Fui ler o texto introdutório e achei que fosse um livro "ecológico" e mais uma vez me enganei... Bom, parando com os meu enganos(rsrs) vou falar um pouco sobre essa história tão de certa forma absurda , mas também bem criativa.
O livro tem romance sim, mas esse não é o foco principal. Sara é uma garotinha que mora em uma fazenda super moderna afinal o livro se passa no ano  de 2201. Essa criança ama passear sozinha por uma gruta e é lá que ela vê um OVNI pairar e um homem que ela reconhece como o seu "vô" Braga, que na verdade é o seu tetravô, descer como se ele tivesse sumido ontem. E é a partir desse fato que a história começa a se desenrolar. Ninguém acredita na história de Sara a não ser Nieta, sua bábá e mais tarde o seu noivo.
Seu Braga era um homem bastante corrupto de sua época, e ao voltar e perceber como tudo tinha mudado, e receber verdadeiras lições de amizade. Reaprendeu o valor das coisas e mudou a sua índole.(não vou pôr spoilers por aqui tá bom?)
Bom, pra concluir: não é o tipo de livro que eu costumo ler. Mas não posso dizer que foi uma leitura desagradável. Foi uma história diferente das que eu estou acostumada e por isso, mesmo sendo uma ficção tornou-se proveitosa, pois em muitas partes do livro a autora fala da natureza e da possibilidade de com o passar do tempo as coisas melhores nesse planeta. A redução da violência, da mortalidade e o aumento da camada de ozônio. Esses comentários durante o livro dão até mesmo uma sensação de esperança mesmo sendo tão sutil.
Enfim, é uma leitura leve. Se você não se importa em ler ficção e ouvir falar de ET's, pode ler RETORNANDO AO VALE AZUL tranquilamente.
Beijos, e comentem hein??? Até Mais*

10 comentários:

  1. Gostei muito da sinopse do livro e de seu comentário, como você não é um livro que eu compraria mas se ganhasse leria prazerosamente.

    ResponderExcluir
  2. Oi Luana... Achei relevante a sinopse do livro, típica dos temas que gosto. Uma abordagem deveras interessante, deliberando sobre questões atuais de forma diferenciada da mesmice que forçosamente somos obrigados a conviver...

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu, eu não sou chegada a ficcão, pq as vezes eu custo a entender Oo... mais ja li 2 e gostei, não é meu estilo tb hehehe

    Tem selinho pra vc no blog!! ^^
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi gatinhaaa... confesso, não fiquei interessada pelo livro em questão! Nem sei explicar pq. Acho que o enredo não me atraiu.

    Depois vai lá... tem meme pra vc responder(mas, só se quiser!!rs)!

    bjks

    ResponderExcluir
  5. Olá Luana, gostei muito do seu blog! Já havia lido a sinopse e esse livro despertou meu interesse,pela visão inovadora da autora de mostrar como o mundo vai estar daqui a cerca de 200 anos. Pelo o que entendi, uma visão mais otimista, nada de destruição e desolamento. Sua resenha me deixou curiosa para saber como o personagem vai adaptar-se e modificar-se, parabéns! Quero ler! ( Ainda bem que não tem spoiler =D )

    ResponderExcluir
  6. Oi Lu!
    Nossa, pela capa não imaginava de forma alguma que se tratava de um livro sobre ET's. Sei que não fala apenas sobre isso mas surpreende apenas porque a capa passa uma impressão diferente.
    Que bom que você gostou do livro, as vezes é bom sair da nossa zona de conforto mesmo e ler algo que não costumamos experimentar normalmente. =)
    Beijão!

    ResponderExcluir
  7. Lu :)
    Confesso que lendo a resenha eu acho que não ia gostar do livro...mas não sei te explicar direito >.<

    Mas meus parabéns pelo texto :p

    Beijos e cuide-se
    ________________
    RIMAS DO PRETO

    ResponderExcluir
  8. oi flor achei sua resenha muito boa e o livro interessante! *-*
    Flor tem meme pra ti lá no meu blog: http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/
    Mil Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Obrigada Luana, pela sua resenha. Para quem não gosta deste tipo de leitura, até que vc fez uma bela resenha. E aos amigos que comentaram, agradeço tb. "O que seria do verde se todos só gostassem do azul", não é? Considero toda e qualquer crítica do bem, porque ela só me fará bem mesmo. Bjks.

    ResponderExcluir
  10. Fiquei ainda com mais vontade de ler.
    Gosto de coisas inacreditáveis rsss...
    Bjos!

    ResponderExcluir

Olá!
Deixe aqui a sua opinião sobre a postagem e sobre o blog!
Peço que não usem de palavras obscenas.
Obrigada por comentar!Bom Pensamento!!!
Voltem Sempre*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...