08 janeiro 2013

Eu Li #28 * Julieta - Anne Fortier


Oi Gente!
E para inaugurar o layout novo e o ano também, que tal uma resenha? Resolvi vir compartilhar com vocês minha opinião um livro maravilho que acabei de ler. Confiram e não esqueçam de deixar as suas opiniões valiosíssimas!
Edição: 1
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788599296912
Ano: 2010
Páginas: 448
Tradutor: Vera Ribeiro
Sinopse:
Julie Jacobs e sua irmã gêmea, Janice, nasceram em Siena, na Itália, mas desde os 3 anos foram criadas nos Estados Unidos por sua tia-avó Rose, que as adotou depois de seus pais morrerem num acidente de carro.
Passados mais de 20 anos, a morte de Rose transforma completamente a vida de Julie. Enquanto sua irmã herda a casa da tia, para ela restam apenas uma carta e uma revelação surpreendente: seu verdadeiro nome é Giulietta Tolomei. A carta diz que sua mãe havia descoberto um tesouro familiar, muito antigo e misterioso. Mesmo acreditando que sua busca será infrutífera, Julie parte para Siena. Seus temores se confirmam ao ver que tudo o que sua mãe deixou foram papéis velhos – um caderno com diversos esboços de uma única escultura, uma antiga edição de Romeu e Julieta e o velho diário de um famoso pintor italiano, Maestro Ambrogio. Mas logo ela descobre que a caça ao tesouro está apenas começando. O diário conta uma história trágica: há mais de 600 anos, dois jovens amantes, Giulietta Tolomei e Romeo Marescotti, morreram vítimas do ódio irreconciliável entre os Tolomei e os Salimbeni. Desde então, uma terrível maldição persegue essas duas famílias. E, levando-se em conta a linhagem e o nome de batismo de Julie, ela provavelmente é a próxima vítima. Tentando quebrar a maldição, ela começa a explorar a cidade e a se relacionar com os sienenses. À medida que se aproxima da verdade, sua vida corre cada vez mais perigo. Instigante, repleto de romance, suspense e reviravoltas, Julieta – livro de estreia de Anne Fortier – nos leva a uma deliciosa viagem a duas Sienas: a de 1340 e a de hoje. É a história de uma lenda de mais de 600 anos que atravessou os séculos e foi imortalizada por Shakespeare. Mas é também a história de uma mulher moderna, que descobre suas origens, sua identidade e um sentimento devastador e completamente novo para ela: o amor.

Meu Comentário:
Homem nenhum jamais partiu numa busca sem pretender concluí-la. No caminho, porém, que peregrino diz não a uma refeição e um leito? Não me invejeis pelo extensão de minha jornada. Não fosse eu viajante, nunca teria desembarcado no vosso porto.  Pg. 116
Foi tão bom ler Julieta e mergulhar em uma história tão bem escrita que eu até estava afim de ler de novo! O livro é muito empolgante e tem aquele toque certo de mistério e romance. 
Julie Jacobs, a mocinha da trama, é uma pacifista que ao perder os pais muito pequena na pitoresca Siena, é criada junto a sua irmã gêmea Janice, por sua tia Rose nos Estados Unidos. Após a morte de sua tia e o recebimento de uma carta entregue por Umberto, que além mordomo e amigo da tia convivia com elas desde muito pequenas, que Julie começa a perceber que sua vida tem lados ainda não explorados. Na carta ela recebe instruções para ir até Siena, lugar onde nasceu e morou antes da morte dos pais, em busca de um antigo e valioso tesouro.
Julie fica indignada por saber que a casa em morou foi deixada como herança para sua irmã, fútil e "mau caráter" pela tia. Enfim, ela parte com a cara e a coragem rumo ao seu destino. Ela mal sabe tudo o que a espera em Siena. Descobertas, romance, perigo e muitas histórias. A vida de Julie Jacobs nunca mais será a mesma, começando pelo seu nome: Giulietta Tolomei.
Eu havia nascido ali, ainda assim de repente me senti uma estranha - uma intrusa - que havia entrado sorrateiramente pela porta dos fundos, para encontrar e reivindicar algo que nunca lhe pertencera.  Pg. 33 
No aeroporto Giulietta encontra uma mulher muito elegante chamada Eva Maria Salimbeni que ela descobre ser da família rival dos Tolomei, ou seja, inimiga da própria família dela. Mas isso é coisa do passado e ela se descobre fazendo amizade com Eva Maria, que particularmente me desagradou em todas as cenas que apareceu, inclusive quando eu soube de quem se tratava e o por quê de tudo, porém, é através dela que ela conhece Alessandro Santini, que inicialmente é um chato mas acaba nos surpreendendo com uma importante reviravolta do seu papel. 
Ao chegar em Siena, a instrução que ela recebia na carta era procurar o Sr. Maconi no Banco Tolomei, o antigo Palazzo da família e é lá que ela recebe uma caixa deixada por sua mãe, Diana, que se dedicou a pesquisar sobre a história de Romeu e Julieta logo após a morte do marido, o professor Tolomei, revelando fatos até então desconhecidos. Na caixa Giulietta encontra objetos antigos que no decorrer do livro ela descobre de quê se tratam e que a ajudam a desvendar toda a história, a verdadeira, que foi distorcida ao ser reescrita por vários autores diferentes, terminando na escrivaninha do célebre Shakespearee, o Bardo, e daí para arrancar suspiros e lágrimas em todo o mundo.
Em lugar dos Montéquio e Capuleto, temos aqui os Tolomei e os Marescotti. E como o semeador da discórdia e infelicidade temos Salimbeni que era a pedra no sapato dos dois enamorados. A história elaborada por Anne trás novos fatos sobre o antigo romance que deixa o livro mais interessante. Muitos acontecimentos e reviravoltas conferem um ritmo bom de leitura. Caixas antigas, adagas, um anel amaldiçoado, estátuas de ouro e tumbas subterrâneas são algumas das coisas que não deixam o leitor desgrudar do livro (principalmente se é o seu estilo de leitura).
Dizem também que, para minha sorte, o que me acolheu no mundo subterrâneo não foram rochas nem demônios. Foi o antigo rio que nos desperta dos sonhos e que poucos tiveram permissão de encontrar.                               O nome dele é Diana.  Pg. 431. 
No decorrer da trama, Giulietta se vê descobrindo um lado de sua irmã, Gianozza (Janice), que ela nunca havia conhecido e passam a adentrar na névoa do passado de modo a esclarecer suas própria identidades. Pessoas que não são o que dizem ou o que parecem são comuns no virar de cada página. É um livro que nos deixa curioso pelo final e isso é uma das coisas que mais me prende a uma leitura.
O livro alterna a história atual e a medieval de Romeu Marescotti e Giulietta Tolomei e essas são permeadas por histórias paralelas que as complementam. Gostei das histórias paralelas, que ficaram bem construídas e como amo coisas históricas esse livro foi um prato cheio pra mim. A autora tem um estilo de escrita muito dinâmico que se divide desde o tipo de livro como O Código da Vinci, que nos trazem fatos históricos (ainda que alguns sejam pura ficção)como os romances Chic Lit que são bem humorados. Creio que esse equilíbrio um tanto inusitado tenha sido primordial para o sucesso da ideia proposta no livro.
A Anne Fortier foi uma feliz descoberta para mim e espero poder ler mais livros dela. Agradeço a Editora Arqueiro pelo exemplar cedido para a resenha e parabenizo pelo excelente trabalho na capa (MARAVILHOSA), nas folhas amarelinhas, ótima diagramação e afins.
Tivéssemos ou não sido verdadeiramente amaldiçoados e houvéssemos ou não quitado nossa dívida agora, ele era a minha benção e eu era a sua, e isso era o bastante para desarmar qualquer míssil que o destino - ou Shakespeare - ainda tivesse a tolice de lançar contra nós.  Pg. 441.
P.S. Deixei todo mundo curioso???
Beijinhos e aguardo os comentário na nossa primeira resenha de 2013!


23 comentários:

  1. Olá moça,
    eu ja estava de olho nesse livro, fiquei com mais vontade de ler ainda. Sua reenha me encantou.
    Parabéns pelo blog e pelo layout novo :)

    Beijos,
    http://www.segredosentreamigas.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Barbara!

      Esse livro é ótimo mesmo se tornou um dos meus favoritos!
      Obrigada pela visita e comentário!
      Beijos*

      Excluir
  2. Julieta é um nome tão lindo *-* que eu adoro, tanto que tenho uma gatinha chamada assim, mas não vem ao caso. hahaha'
    Eu sempre li muitas coisas sobre esse livro, e sempre quis ler, mas a tua resenha abriu as portas da minha imaginação *-* Preciso ler urgente!!!

    Beijocas.
    paixaoliteraria.com

    PS: Está lindo demais o novo lay *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Keh!

      Ah menina, você precisa ler mesmo! É muito interessante a história!
      Quero saber a tua opinião viu?
      Obrigada pela visitinha!
      Beijos*

      Excluir
  3. Uma obra que nos envolve de forma intrínseca.
    Sim, já li o livro e vou te contar, é um dos meus xodós.
    A trama é muito bem alinhavada, é incrível como a autora envolve as aventuras com o romance lindo dos personagens...enfim, vou parar senão faço uma segunda resenha aqui....rsrs
    Aliás, parabéns pela sua tão bem feita resenha, adorei Luana.
    Recomendo o livro também, claro.
    Beijinhos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivi!

      Amei o comentário viu?
      Esse livro foi realmente uma joia das minhas leituras de 2012 e eu amei!
      Um super Beijo e obrigada!

      Excluir
  4. O novo layout está D++! Ficou maravilhoso!!! Divino!

    E vc escolheu uma resenha para a inauguração, viu?? Eu li e adorei esse livro. A autora sabe o que faz! Amei a química do livro: romance, mistério e fatos históricos hehehehe
    Beijos

    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marli!

      Obrigada querida! Que bom que você gostou!
      Você leu? É maravilhoso não é?
      Obrigada pela visita!
      Beijos*

      Excluir
  5. Que layout lindo Lu, eu amei!!
    Eu sempre quis ler este livro e li poucas resenhas dele..
    Adorei sua resenha, adoro livros que sejam empolgantes e vi que vc ficou empolgada mesmo, adoro ler resenhas em que vc ve que a pessoa gostou muito do livro..
    Isso é mágico!!!
    Vou pedir esse livro para Isa ^^

    beijos
    Mila
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mila!
      Leia mesmo Mila, tenho certeza que você vai adorar!
      Obrigada pela visita e comentário.
      Beijos*

      Excluir
  6. Oie Luuh, tudo bem? Adorei a nova cara do blog, amei o layout, você que fez? :D

    Beijokas linda!
    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem My!
      Obrigada! Não fui eu que fiz não, foi a Gil do blog Ler e Pensar!
      Beijos*

      Excluir
  7. Olá! Meus parabéns, gostei muito da sua resenha, e ela com certeza me despertou o interesse de ler Julieta.
    Conheça também nosso trabalho e acesse Letras e Versos
    http://anna-gabby.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karol!

      Obrigada linda! Espero ter despertado o interesse mesmo!
      Passei lá no blog e já gostei!
      Beijos*

      Excluir
  8. Eu sempre quis ler esse livro, mas com o tempo foi ficando para trás, mas pretendo comprá-lo logo e ler, ando lendo tantas resenhas positivas, que so atiçam mais minha vontade! E a sua está de parabéns!
    beijos

    http://www.leitorapaixonada19.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ju!

      Não deixe pra trás não! Leia e quando ler quero saber o que achou.
      Obrigada pelo elogio! Volte sempre.
      Beijos*

      Excluir
  9. Oi Lu!
    O Lay ficou incrível!!! Vermelho do jeito que eu gosto!!!
    Sempre quis ler Julieta, mas minha lista de leituras está enorme!
    Adorei a resenha!
    Beijos
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Amanda!
      Que bom que você gostou. Volte sempre!
      Beijos*

      Excluir
  10. Luh, foi a autora desse blog que fez o seu layout http://www.lerepensar.com? To pensando em mudar o layout do meu blog... apesar que eu acho ele tão bonito.. ah, sei lá! Vou esperar um pouco e depois eu mudo! ;)

    Beijokas :*
    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mylloka,
      Foi essa mesmo. É a Gilcinany, fala com ela, ela é uma fofa.
      Beijos*

      Excluir
  11. jah li o este livro duas vezes e tudo isso e mais um pouco!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      É maravilhoso mesmo! Assim que puder leio de novo!
      Beijos*

      Excluir
  12. ah! eu li, é perfeito, assim que terminei deu uma vontade de voltar tudo de novo. desulpe, eu postei seu comentario na minha page, deixei os creditos e o endereço do seu blog:https://www.facebook.com/photo.php?fbid=601147519946478&set=a.600671269994103.1073741828.600639716663925&type=1&relevant_count=1

    ResponderExcluir

Olá!
Deixe aqui a sua opinião sobre a postagem e sobre o blog!
Peço que não usem de palavras obscenas.
Obrigada por comentar!Bom Pensamento!!!
Voltem Sempre*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...