20 janeiro 2013

Eu Li #29 * O Pássaro - Samanta Holtz

Olá Pensadores!
O post de hoje é especial, como vocês já puderam perceber trata-se de mais resenha de livro nacional, só que sem desmerecer todos os outros nacionais maravilhosos que eu resenhei atrevo-me a dizer que esse é especial. Explico por que: Acompanhei esse livro lindo desde antes dele ir parar nas livrarias e começar a encantar corações. Eu poderia té revelar que fui eu quem cutuquei a Sammy primeiro pela parceria depois que li os dois primeiros capítulos (emoção). Acabei por conhecer, primeiro virtualmente e depois pessoalmente uma pessoa linda e que eu quero reecontrar muitas e muitas vezes! Ufa, como falo, vamos logo dar uma conferida?
Sinopse:
Caroline Mondevieu é filha de um poderoso Barão e tem tudo o que uma dama da época poderia querer: status, riqueza e um ótimo partido para se casar. Seus sonhos, no entanto, vão muito além de vestidos caros ou um bom marido; ela quer ser dona do próprio destino.
Sua vida muda completamente quando encontra Bernardo, um charmoso domador de cavalos que parece ter o dom de irritá-la. Eles não conseguem se entender até quando percebem que, para alcançar o sonho em comum da liberdade, terão que passar por cima das suas diferenças e se unirem num arriscado plano que promete transformar suas vidas para sempre. Grandes emoções os aguardam em sua jornada; perseguição, mistérios, ciganos e o despertar de um sentimento que insiste em se manter escondido. Mas o que parece tão simples envolve muito mais magia e coincidências que eles podem imaginar, além da descoberta de segredos, até então, muito bem guardados. Uma história romântica e surpreendente que irá prender sua atenção desde a primeira página. Você está preparado? 

Meu Comentário:

Em um tempo que as mulheres eram tratadas como meros souvenirs, sem direito a opinião e sujeitas a serem apenas expectadoras de suas próprias vidas, conhecemos a forte, ousada e por vezes orgulhosa, Caroline Montevieu que diferente das mulheres do século XIII tem o desejo de decidir os próprios rumos e ser protagonista de sua própria vida.
Filha de um homem muito influente, um Barão a quem nada mais importava a não ser o dinheiro, o poder e a posição social, Caroline vai crescendo e percebendo que apesar de todo luxo essa não é a vida que ela desejava levar. Ela queria viver fora da redoma de vidro que na qual vivia presa, e é esse sentimento de liberdade que guia toda a história de Caroline que vê essa liberdade e a admira no empregado da fazenda Bernardo.
Bom, logo nos primeiros capítulos conhecemos os personagens principais. Caroline, Bernardo, Filip e Elizabeth, por exemplo, iniciam o livro na infância, onde Caroline começa a prender como a vida pode ser cruel com aqueles que ousam contradizer as ordens dos poderosos e viver contra as regras que a sociedade impõe principalmente aos pobres e as mulheres.
Quando a tristeza cresce dentro da gente ela precisa sair. Senão, não sobra espaço para a felicidade.

É na infância que Caroline conhece Bernardo que virá a ser seu grande amor. Acontece que eles tendem a brigar praticamente todas as vezes que se encontram, pelo simples fato de que Bernardo julga Caroline pela posição social, acha que ela é mimada e que despreza os outros como muitas "miladys" da época, por ser um trabalhador junto com o seu pai. Já Caroline o acha um bronco, sem nenhuma educação (às vezes ele é mesmo), mas tudo isso muda com o passar do tempo e a convivência meio que "forçada" em certas partes da história.
Depois de muitos acontecimentos: um casamento frustrado, uma fuga, uma perseguição, uma aldeia de ciganos... E a descoberta de uma paixão, não há como não estar completamente vidrado e apaixonado pela trama de O Pássaro que nos trás ensinamentos muito belos em cada folha lida.
O Barão Enézio me deixou com um asco tão tremendo que mesmo sendo uma pessoa piedosa eu quase me regozijei com seu fim (ahahahaha, soei tão maquiavélica agora). A mãe de Caroline, a baronesa Antonelle, me pareceu durante boa parte do livro uma mulher sem pulso e sem graça, mas no fim ela mostrou por que estava ali, assim como a irmã, a servil e delicada Elizabeth. Muitos personagens tiveram o seu lugar e mesmo não sendo principais como a Dinamene, serva da baronesa que ajuda a todos. Afinal, o que seria dos personagens principais sem bons coadjuvantes?
Lançava um fulminante olhar que já deixava prevista a desobediência. Onde foi que el aprendeu a usar o olhos desse jeito?

O desenrolar da história é impressionante e jamais torna-se monótono ou previsível. A mistura da crítica social, romance e uma cultura diferente como a cultura cigana, fez desse livro a excelente leitura que ele é. Samanta não peca em nada quando você para de chorar e percebe as grandes lições passadas para cada leitor.
Samanta Holtz é uma das belas promessas da literatura Brasileira. Em seu romance de estreia mostrou sua capacidade de escrever um livro lindo, tocante e bem escrito, com personagens bem estruturados, elementos novos para a maioria dos leitores como por exemplo, um romance que envolve a cultura cigana e que não se atém apenas a faceta romântica da história e sim nos faz pensar sobre o modo de vida de ambas as classes sociais daquela época, os nobres e os pobres.
Poeticamente falando, o livro está repleto de passagens que derramam mel de tão doces e espalham faíscas de tão cheias de força e gana de liberdade. Parabéns pela grande história que você nos proporcionou Sammy, acredito que isso vem de dentro, para mim só belas pessoas são dotadas do talento de contar belas histórias.
Deixou cair o capuz, como se ele também significasse umas das suas amarras para que aquela vida artificialmente bela e segura. Naquele momento, ela se declarava LIVRE.
Parabéns ao excelente trabalho da editora para fazer desse livro uma obra completa. Dando uma roupagem perfeita para essa trama, proporcionando aos leitores juntamente com a autora um conjunto lindo e bem produzido. A capa é maravilhosa e traduz completamente a liberdade que o livro trás como ponto principal. E eu creio que todo mundo ainda acha que é a Sammy... (risos) Será?
Desejo muito sucesso para a minha miga Sammy em todos os seus próximos livro e indico para todo mundo!!!
Primeiro capítulo AQUI!
Assista ao Book Trailer:

Beijos e aguardo ansiosamente pelos comentários!!!*

22 comentários:

  1. Querida Luuuu!!!

    Ownnnn... o que dizer a você, minha querida amiga e parceira tão meiga e doce?? Simmm, você foi a primeira pra quem eu disse "SIM" à parceria, quando ainda começava a entender como funcionava rs...........

    AMEI a sua resenhaaa, e que bom saber que O PÁSSARO é especial para você! Pois você também é uma leitora muito, muito especial *-*

    Um super beijo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sammy!
      Fico muito feliz por você ter gostado da minha resenha!
      Obrigada por ser parceira do Pensamento...
      Você também é muito especial, saiba disso.
      Beijos*

      Excluir
  2. PS: Nãoooo, não sou eu na capa haahhahahahahaha :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhhh...
      Para os curiosos... Resposta direto na fonte!
      Beijinhos*

      Excluir
  3. A samanta é muito especial mesmo,o pássaro foi minha primeira leitura de autores nacionais contemporâneos e isso me deu muito mais vontade de ler mais e mais obras nacionais...Parabénss luu!

    http://diariodeumasonhadora2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Day!
      É verdadade, Sammy é muito especial. O livro é maravilhoso!
      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  4. Oi Luana!

    É de fato uma história bem legal, envolvendo esse livro que, aliais, eu estou lendo. (risos)

    Gostei muito do seu comentário e da sua admiração pela autora. Realmente é um belo livro em todos os aspectos!

    Obs.: Sempre achei que fosse mesmo a Samanta na capa. Parece, né? (risos)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nilson,
      Espero que estejas gostando da leitura!
      Admiro muito mesmo a Samanta!
      Não parece!? Tá vendo Sammy?
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  5. Respostas
    1. Oi Bruna!
      Então corre lá e providencia o teu exemplar!
      Beijos*

      Excluir
  6. Como já disseram, a Samanta é uma pessoa especial, digo mais, especial ao extremo!!
    Merece tudo de bom na vida dela, tanto pessoal, quanto profissional! Seu livro é maravilhosamente bem escrito, personagens incríveis! O Pássaro é mesmo um grande exemplo de qualidade dos livros nacionais que estão surgindo!
    Eu também pensava que era ela na capa, mas a própria me assegurou que não era. Mesmo assim a gente ainda para pra observar de perto de novo. rsrsrs
    Beijão Samanta!! E pra você também, Luana!! Resenha linda, linda!!!



    http://livrootrio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alane!
      Lindo foi esse comentário, tanto para a Sammy quanto para mim.
      Os nacionais estão com tudo mesmo e assim como o seu livro "O Trio", "O Pássaro" me conquistou completamente.
      Um super Beijo e obrigada!*

      http://luahmelo.blogspot.com

      Excluir
  7. Oie Flor!
    Que resenha bem elaborada e cheia de sentimentos, não é a primeira que diz tantas coisas maravilhosas dessa leitura. Estou doida para ler esse livro. Beijoaks elis!!

    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elis!
      Obrigada Elis! Que bom que deu essa vontade em você!
      Mission Completed! :)
      Beijos*

      Excluir
  8. Que resenha meiga Lu! Amei, eu acho o livro bastante interessante, mas ainda não tive a chance de ler, aposto que é mesmo um livro bonito, e fiquei bem curiosa em saber que o nome do personagem principal é igual a do meu kk Bernardo! Seu ponto de vista a respeito do livro foi tão bom que me deu vontade de ler o livro agora mesmo! Parabéns querida, linda resenha! Parabéns a autora também.

    Abraços,
    Raquel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amiga!
      O livro é interessante sim. Possui passagens lindas e cheias de ensinamentos e lições para nós mesmo.
      Fico feliz que tenha gostado! Amei o cometário viu? =)
      Beijos*

      Excluir
  9. Adorei a resenha!!
    Quero conhecer a obra da autora!
    Beijos
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Amanda!
      Leia mesmo, você vai gostar!
      Beijos*

      Excluir
  10. Oi,Luana!
    Já li muitas resenhas do livro, mas nenhuma que fosse tão bem escrita. Parabéns!
    Acho a temática do livro sensacional, pena ainda não ter conseguido ler O Pássaro. Espero conseguir comprá-lo num preço especial. O livro parece ótimo.
    Bjs!
    Zilda
    Cachola Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Zilda!
      Obrigada pelo elogio. Quando lemos um bom livro e nos identificamos a resenha sempre fica melhor não é?
      Espero que você possa lê-lo logo.
      Beijos!

      Excluir
  11. Eu ja tinha ouvido falar nesse livro, mas ainda não tive a oportunidade de ler.
    Atualmente estou lendo FILOSOFANDO, assim que acabar vou procurar esse ai.
    Adorei a resenha!
    Ah! adorei seu blog :)
    Bjos

    Lyu somah
    http://lyusomah.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lyu!
      Procure mesmo. A história é muito boa e para mim foi surpreendente na maioria dos pontos.
      Obrigada e volte sempre*

      Excluir

Olá!
Deixe aqui a sua opinião sobre a postagem e sobre o blog!
Peço que não usem de palavras obscenas.
Obrigada por comentar!Bom Pensamento!!!
Voltem Sempre*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...