19 abril 2013

Eu Li #30 * Belle - Lesley Pearse

Oi Gente!
Que saudades!!!!
Bom, já faz algum tempo que não posto resenha e as leituras estão se acumulando, afinal leio mais do que escrevo. A resenha de hoje é de BELLE que eu tenho certeza vocês irão gostar. Fiquem com ele!


Sinopse
Londres, 1910. Belle, de 15 anos, viveu em um bordel em Seven Dials por toda sua vida, sem saber o que acontecia nos quartos do andar de cima. Mas sua inocência é estilhaçada quando vê o assassinato de uma das garotas e, depois, pega das ruas pelo assassino para ser vendida em Paris. Sem poder ser dona de seu próprio destino, Belle é forçada a cruzar o mundo até a sensual Nova Orleans onde ela atinge a maioridade e aprende a aproveitar a vida como cortesã. A saudade de casa — e o conhecimento de que seu status como garota de ouro não durará muito — a leva a sair de sua gaiola de ouro. Mas Belle percebe que escapar é mais difícil do que imaginou, pois sua vida inclui homens desesperados que imploram por sua atenção. Espirituosa e cheia de desenvoltura, ela tem uma longa e perigosa jornada pela frente. A coragem será suficiente para sustentá-la? Ela poderá voltar para sua família e amigos e encontrar uma chance para a felicidade? Autora # 1 bet-seller, Lesley Pearse criou em Belle a heroína de nossos tempos: uma mulher forte que luta por seus direitos em um mundo perigoso.

Meu Comentário

É preciso coragem para perder a inocência.
Seven Dials, bairro cinzento, repleto bares e bordéis, e num desses "antros" muito comuns na Londres do século XX, nasce Belle. Filha da dona de um desses bordéis a garota cresceu nesse ambiente porém foi poupada de toda e qualquer atividade imoral e obscena que havia na Casa de Annie (também nome de sua mãe). Cuidada por Mog, uma espécie de governanta e amiga da mãe de Belle, ela era cobria a menina desde sempre com um amor extremamente maternal,  amor esse que faltava na verdadeira mãe.
Porém num determinado dia todo esse cuidado cai por terra e Belle presencia a maldade humana de camarote em um quarto do bordel. Ela assiste uma das moças da casa, Millie ser assassinada depois da violência sexual sofrida. E é daí que a inocência da garota começa a se esvair.
O pequeno jardim no Embankment estava muito bonito. A neve nos caminhos estava pisada, mas era espessa, fresca e branca nas árvores, arbustos, grama e corrimões de ferro. Era um lembrete para Belle de que há apenas poucos dias ela era tão inocente como a neve fresca, mas que o terrível homem tinha pisado na pureza de sua mente e lhe mostrado a dura realidade.
Por ter visto o homem que matou a garota da casa de Annie, Belle acaba sendo sequestrada por ele, um homem sem escrúpulos conhecido como Kent e a partir daí vive episódios cheios de medo, com o assassino de Millie. E então com 15 anos é traficada e estuprada da pior forma possível por muitos homens antes de ser transferida para uma casa para ser tratada. Depois de recuperar-se ela é levada por um belo homem a bordo de um navio para Nova Orleans e é durante a viagem que Belle começa a se conformar com o seu destino e planejar ser a melhor cortesã que já se viu, sem se esquecer do seu sonho de ser uma chapeleira, voltar para Londres, rever Mog, a mãe, Jimmy seu amigo e todas as pessoas com quem convivia. Acompanhada por Etienne, o francês encarregado de levá-la em segurança até Nova Orleans, Belle passa do medo à atração e passa a sentir sensações completamente diferente de todas as quais ela estava acostumada. Etienne aconselhou-a e explicou muito sobre o que ela poderia esperar se tornando mais um amigo do que um carrasco.

Ao chegar em NO Belle é levada até um dos muitos bordéis existentes e é lá que Belle  tem a sua primeira experiência sexual com Serge, pago para mostrar "o lado bom" para as garotas. Logo ela começa a fazer a sua vida, se tornando uma das mais concorridas cortesãs da casa. Ela vai levando a vida entre clientes, pagamento injusto, relacionamentos com as outras garotas até perceber que está sendo explorada e que tal qual as outras garotas tornou-se ambiciosa e começou a se esquecer de seu objetivo de voltar para casa atendo-se a vontade de ser a melhor para ter sempre mais de modo "fácil".
Meio adormecida, segura nos braços dele, Belle sentiu que finalmente conseguia entender todas as piadas que as meninas faziam. Aquele era o estado que todos queriam alcançar, mas talvez poucos alcançassem, pois ela tinha certeza que poucos homens conheciam o corpo de uma mulher como Serge conhecia.
Belle foge, testemunha uma morte, sofre, aprende o ofício de chapeleira, passa por muitos lugares e chega novamente até a França, aonde passa a ser uma acompanhante de luxo e lá que ela encontra mais crueldade e a sua salvação.

Com tantas idas e vindas Belle conhece muitas pessoas más que fizeram de sua vida um verdadeiro inferno  mas também conhece pessoas de bom coração que cooperam para que a vida dela retorne ao rumo certo. Nunca igual porém no lugar certo.
Ao voltar para a cinzenta Sven Dials Belle ainda leva muitos sustos mas por fim o destino lhe sorri, a justiça começa a acordar mas assim como a vida real ela não totalmente justa e eficaz. O fim é realmente pitoresco e bem amarrado apesar de por vezes eu ter desejado algo diferente. Quem sabe o que poderemos encontrar agora no novo livro da Lesley Pearce que narra a continuação da vida de Belle (ansiosa), Entre o Amor e a Paixão.
Eles não a trancariam ou a olhariam como um falcão se eles vissem que ela estava disposta. E seria bom usar vestidos de seda e dirigir sua própria carruagem. De fato podia até ser a maior aventura.

O tema central de Belle é algo extremamente polêmico e revoltante. Não falamos apenas de tráfico de pessoas, abordamos também o tráfico de crianças e adolescentes para a prostituição. Pequenos corpos para atender a desejos torpes de mentes más e perturbadas.
Esse tipo de comércio movimenta milhões e milhões todos os anos pelo mundo inteiro e conta ainda com pouca atenção da justiça. Na verdade essa receita de descaso com as vítimas de tais crimes e a maldade humana, a existência de pessoas que alimentam seus vícios e que fazem a vida vendendo pessoas como meros objetos. Expondo meninas a um mundo violento que muitas vezes terminam em morte, loucura, e as que chegam a idade adulta jamais poderão se recuperar novamente do que lhes foi usurpado, o direito a inocência, o decorrer linear da vida que as levaria a conhecer a intimidade sexual do modo certo e não a base de estupros constantes e vários clientes por noite para que rendam ainda mais aos seus "donos", pois o que há é a verdadeira escravidão corporal.
A linguagem usada por Lesley é realista, pois não há como escrever um livro de cunho social sem usar as expressões reais e as descrições de várias cenas que nos permite se desesperar e se revoltar tamanha a crueldade mostrada em cada linha descrita pela autora. Não podia esquecer de mencionar o livro Cruzando o caminho do sol do Corban Adisson - NC, que também  trata de tráfico e prostituição, são livros maravilhosos e escritos com a propriedade dos autores competentes que pesquisam antes de de escrever grandes obras como estas.
- O que é o amor? - perguntou Noah com um sorriso. - Se é pensar em alguém o tempo todo, sem conseguir comer, dormir ou pensar em qualquer outra coisa, então, sim, eu a amo.
Nunca havia lido nada de Lesley mas já sou sua fã. O livro é grosso mas vale cada página. Tenha certeza que você irá torcer por Belle em cada situação pela qual ela passa. 
O trabalho feito na parte física do livro também é ótima, a capa tem muito a ver com o título, história, enfim, é muito adequado. Parabéns por mais esse trabalho excelente à NC  e à autora que realmente tem o dom de conquistar e prender o leitor.
Sofrido, viciante e repleto de força de espírito é o que podemos falar inicialmente de "BELLE".
 
Book Trailer - Belle * Lesley Pearce

E vocês já leram? Comentem aí! 


Beijinhos*

Luana Melo

10 comentários:

  1. Luana, que linda a primeira frase que vc escolheu...só ela já nos leva para um lindo mundo de reflexão...
    Linda sua resenha, viu, princesa.
    Beijinhos no coração de cada um!
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi minha querida!
      Essa frase é maravilhosa mesmo, adorei no momento que li!
      Obrigada e fico feliz que tenha gostado!
      Beijão*

      Excluir
  2. Já li esse livro e foi uma leitura maravilhosa, não desgrudei do livro pela madrugada afora. Amei sua resenha, vc explanou tudo sem dar spoiler, muito bacana mesmo.
    A história de Belle é triste, mas muito comum desde sempre até os dias de hoje né?
    Agora o que me deixou mais feliz é saber que terá uma continuação do livro e a NC já vai lançá-lo em breve.
    Desculpe meu sumiço, estive com problemas no computador e na internet. =/
    Beijão
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivi!
      Aconteceu a mesmo coisa comigo! Fiquei tão empolgada que segui lendo durante a madrugada e até no escuro!!! kkkk.
      A escrita de Lesley é ótima e estou muuuuito ansiosa também pela continuação da história... O que nos reserva hein?
      Obrigada pelo comentário viu?
      Beijinhos*

      Excluir
  3. Oi Luana!
    Parabéns pela resenha! Foi bem reveladora!
    Não li o livro ainda, mas já sabia que sua história é bem sofrida e um tanto impactante, diferente das que estou acostumada. Quero muito ler Belle, já que a maioria amou! E logo logo está vindo a continuação, não é? kkk
    Gostei dos quotes também...

    Beijos,
    Le Lançanova
    http://palaciodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lê!
      Obrigada linda. Fico muito feliz que tenha gostado!
      A história é bem triste sim, mas repleta de um sentimento de força impressionante!
      Leia mesmo, tenho certeza que você vai amar!
      Beijos*

      Excluir
  4. Oi, tudo bom?
    Então eu ainda não tinha ouvido falar desse livro, mas sua resenha já me disse tudo, rs' eu adorei sua resenha, e gostei tbm das quotes, que vc citou, espero ler esse livro um dia!!
    Território das garotas
    @territoriodg
    Bjss *-*
    Passa lá no blog?
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Poli!
      Obrigada! Fico muito feliz que tenha gostado e com certeza eu indico sim!
      Não deixe de lê-lo se puder.
      Beijos*

      Excluir
  5. olá, adorei a resenha. O livro parece ser muito bom, além de tratar de um assunto muito polêmico! É um livro que merece ser lido para que se possa sair da rotina de livros com pouca tensão e sofrimento num constante perigo real! beijos
    www.mybookshelf.combr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angela!
      O assunto é atual e tocante sim! E é um livro para sair da zona de conforto mesmo!
      Obrigada pela visita, linda!
      Beijos*

      Excluir

Olá!
Deixe aqui a sua opinião sobre a postagem e sobre o blog!
Peço que não usem de palavras obscenas.
Obrigada por comentar!Bom Pensamento!!!
Voltem Sempre*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...