10 julho 2013

Eu Li #32 * O Caso dos Dez Negrinhos - Agatha Christie

Oi meu povo!

Que saudades de escrever resenhas gente! Sem tempo pra nada! Faculdade, trabalho, casamento, leituras (nunca as deixo de lado...), greves, protestos... Ufa! Enfim, a minha lista de resenhas pendentes está gigante e meu relógio anda escondendo as horas de mim.
A resenha de hoje é de um livro bem conhecido. Uma das obras mais famosas da minha querida dama do crime, Agatha Christie. Vamos conhecer?


Sinopse
Dez pessoas são convidadas pelo misterioso U.N. Owen para passar alguns dias numa ilha perto de uma aldeia pouco movimentada.
Os convidados aceitam o convite e de igual maneira embarcam num barco local para a ilha. Na primeira noite, quando todos já se conheciam razoavelmente bem e conviviam animadamente na sala, ouve-se uma voz vinda das paredes da sala, acusando cada um dos dez presentes de ter cometido um crime, crime esse que apesar de ser despropositado ou inevitavél, levou à morte de outras pessoas. O pânico instala-se e mortes inexplicáveis se sucedem, tendo por única pista uma trova infantil.

Meu Comentário


O caso dos dez negrinhos conta uma história deveras misteriosa. Convidados de modos diferentes e igualmente convincentes por uma mesmo misteriosa pessoa que não se revela até o finzinho do livro, matando os leitores de curiosidade!
Dez pessoas são convidadas por uma mesma pessoa para uma ilha conhecida como Ilha do Negro, por ser um rochedo completamente liso e que tem a aparência da cabeça de uma negro. Essa ilha fica no meio do mar e não é de fácil acesso tornando portanto impossível o acesso sem barco ou durante uma tormenta.
Cada convidado recebeu o convite mencionando pessoas as quais conheciam e logo se animaram para a viagem. 
Três mulheres e sete homens agora estão na casa. Um casal de criados e mais oito convidados estão na casa e se deparam com um estranho poeminha em cada quarto que mais tarde começará a fazer todo o sentido. Mais tarde eles se reúnem em uma sala - depois de um bom jantar e após observar as dez estranhas estatuetas de negrinhos que estão sobre a mesa- para tomar café e conversar e aí que são surpreendidos por uma voz que conta coisas sobre o passado dos dez. O mistério e pânico começa.
Assassinatos começam a acontecer e vão dizimando os convidados na ilha e o mais misterioso é que cada crime segue os versos do poeminha aparentemente inocente em cada quarto. Uma mente doentia e com um senso "distorcido" de justiça resolveu punir casos que passaram pela justiça sem nenhuma punição.
Cada convidado tem um crime ou culpa antigos pelos quais não foram punidos e essa pessoa irá levar até o fim a punição que acha devida. São crimes bem elaborados e que nos levam ao desespero para saber qual dos dez convidados é o assassino. Será que você conseguiria descobrir?
Eu queria ter lido esse livro há muito tempo mas não deu. Sempre acabava lendo outro, comprando outro e me esquecia. Não achava em nenhuma biblioteca quando por ironia do destino o encontrei em uma estante do clube do livro na biblioteca em que trabalho agora (apesar de ser jurídica) e logo peguei para ler e matar minha curiosidade sobre esse livro.
Agatha Christie foi uma autora com uma mente privilegiada que escreveu livros que chegam a ser atemporais de tão bem escritos e inteligentes que são. É óbvio que a linguagem é muitas vezes antiga, mas a história é tão maravilhosamente intrincada e bem amarrada que não há dificuldade que nos façam parar de ler.

Eu indico esse, assim como todos os outros livros dela que já li. E aí, quem aí já leu? Comentem e me contem!
Beijos Pensadores!

11 comentários:

  1. Olá!
    Eu estou lendo no momento Treze à mesa da Agatha Christie, minha primeira experiência com a autora, e estou amando! Os personagens são hilários e o suspense presente no livro é maravilhoso!
    Vi O caso dos dez negrinhos na biblioteca da escola e confesso que fiquei um tanto curiosa com esse título e então disse pra mim mesma que será um dos próximos livros da autora que irei ler! Essa é a primeira resenha sobre ele que leio, e só contribuiu para aumentar minha curiosidade! hehe Agora entendo porque Agatha Christie é uma autora tão bem falada! hehe

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Stefani!
      Que bom que estás gostando da escrita da Agatha!
      Não li treze à mesa ainda, mas pretendo.
      Indico que leia esse livro sim!Obrigada pela visita e comentário viu?
      Beijos :*

      Excluir
  2. endo eu uma fã incorrigível de Agatha Christie desde os dez anos, não poderia ficar sem passar por aqui e dizer que esse é um dos meus livros favoritos (mesmo que eu nunca me esqueça o final, já que me contaram antes de eu terminar de ler ¬¬').
    Adorei sua resenha e fico cada dia mais feliz em ver a galera valorizando livros tão bons!!! ^^

    Beijos

    Gih
    http://kastmaker.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Luana! Vi seu post no Facebook e como fã de Agatha Christie não pude deixar de vir aqui...hehehe. Nossa, agora que percebi que li esse livro há quase dez anos e ainda lembro do quanto ele é legal. Gostei muito da sua resenha e já me inscrevi aqui no seu blog =D

    bjs,
    Carla
    http://linhas--soltas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. A Agatha é diva de maaaaaaais! *-*
    O caso dos dez negrinhos é o melhor livro dela, na minha opinião.

    Beijokas da Mylloka
    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é maravilhosa não é Mylla?
      Que bom que você também é fã!
      Beijão!

      Excluir
  5. Oi Lu! Quanto tempo que não venho aqui! *-* Perdão pela ausência.
    Acredita que até hoje eu nunca li nenhum livro da Agatha? Todo mundo diz que eles são realmente atemporais e que valem a pena ser lidos. Acho que tá mais do que na hora de eu ler algo dela.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi quase xará!
      Feliz pelo seu comentário linda.
      São livros maravilhoso mesmo! Leia mesmo!
      Beijão*

      Excluir
  6. Oi Lu só passei pra te dizer que te Amo muito viu maninha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada minha irmã linda!
      Também amo você!
      Beijão!

      Excluir
  7. Eu sou doida para ler esse livro!!! Mas nunca acho num preço bacana. Preciso!!!

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir

Olá!
Deixe aqui a sua opinião sobre a postagem e sobre o blog!
Peço que não usem de palavras obscenas.
Obrigada por comentar!Bom Pensamento!!!
Voltem Sempre*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...