07 abril 2016

Eu Li #47 * A garota que você deixou para trás - Jojo Moyes

Olá Pensadores!

Estou a todo vapor com as minhas leituras e pensando em novas coisas para trazer pra cá... Qualquer ideia, é só falar hein?
Bom, a postagem de hoje é uma resenha de um livro que está na lista de MELHORES DO TRIMESTRE, e hoje eu vim trazer o meu comentário cheio de carinho por essa história tão maravilhosa que conquistou o meu coração.Vamos lá?

Preço:R$ 22,10 até R$ 34,90
Sinopse:
 Durante a Primeira Guerra Mundial, o jovem pintor francês Édouard Lefèvre é obrigado a se separar de sua esposa, Sophie, para lutar no front. Vivendo com os irmãos e os sobrinhos em sua pequena cidade natal, agora ocupada pelos soldados alemães, Sophie apega-se às lembranças do marido admirando um retrato seu pintado por Édouard. Quando o quadro chama a atenção do novo comandante alemão, Sophie arrisca tudo a família, a reputação e a vida na esperança de rever Édouard, agora prisioneiro de guerra. Quase um século depois, na Londres dos anos 2000, a jovem viúva Liv Halston mora sozinha numa moderna casa com paredes de vidro. Ocupando lugar de destaque, um retrato de uma bela jovem, presente do seu marido pouco antes de sua morte prematura, a mantém ligada ao passado. Quando Liv finalmente parece disposta a voltar à vida, um encontro inesperado vai revelar o verdadeiro valor daquela pintura e sua tumultuada trajetória. Ao mergulhar na história da garota do quadro, Liv vê, mais uma vez, sua própria vida virar de cabeça para baixo. Tecido com habilidade, A garota que você deixou para trás alterna momentos tristes e alegres, sem descuidar dos meandros das grandes histórias de amor e da delicadeza dos finais felizes.

~~~*~~~
Meu Comentário:

A trama conta a história da francesa Sophie Lefrève e sua sua vida antes e durante a guerra, expondo o início de seu romance com o excêntrico e apaixonante Édouard Lefrève, as dificuldades de sustentar uma família através do trabalho em seu restaurante, sem o marido e em meio a uma guerra inclemente (1º Guerra Mundial), onde cada pessoa perdia o controle do próprio destino. 
A maior parte do livro se passa na pacata cidade St. Pèronne, em 1916, auge da 1º Guerra e em sua narrativa, Jojo discorre sobre as dificuldades sofridas pelos habitantes das cidades tomadas pelos exércitos inimigos (nesse caso os alemães). 


"Essa era a história de nossas vidas: insurreições menores, vitórias miúdas, uma breve chance de ridicularizar nossos opressores, barquinhos de esperança em um mar de incertezas, privação e medo."

Desde a primeira cena, somos apresentados a uma Sophie forte e dona das situações. Um mulher realmente admirável e que em meio a sua simplicidade emprestou à história um brilho especial. 
Morando e precisando sustentar a irmã, o irmão e o sobrinho pequeno, Sophie nada pode fazer quando teve o restaurante requisitado pelos dos alemães e foi obrigada a cozinhar para eles, provocando assim, a ira da vizinhança, que julgava como traidores qualquer um que prestasse serviços ao inimigo, ainda que uma recusa significasse a morte. Com o passar do tempo e meio as refeições no restaurante de Sophie, o Kommandant do batalhão lotado na cidade começa a demonstrar interesse por um belo quadro pintado por Édouard, que retratava a própria Sophie o qual ela nomeou  'A garota que você deixou para trás', além de passar a admirar a própria Sophie.
Trabalhando incansavelmente, Sophie vê o tempo passar e a situação piorar já que não havia notícias de seu marido e a vida estava cada vez mais difícil. Em meio a doenças, frio, fome e incertezas ela tenta persuardir o Kommandant a ajudá-la a ter notícias sobre o seu marido e saber se ele ainda estava vivo.

Na ânsia de reencontrar o seu grande amor Sophie toma decisões que poderão mudar muitas vidas além da sua. O que uma pessoa pode fazer em meio ao desespero? Em meio a iminência da perda. Certamente as decisões de Sophie influenciarão muitos acontecimentos e se perpetuarão muitos anos após a guerra...
Avançando a história quase um século depois em Londres, no ano de 2006, o quadro pintado por Édouard Léfreve torna-se alvo de uma briga judicial. De um lado uma firma de advocacia (TARP) -- especializada em restituições de peças de arte que foram usurpadas durante a guerra --, contratada pela família, com a qual o artista (Marido de Sophie) mal tinha contato durante a sua vida, e pela jovem viúva Liv Halston, a atual proprietária do quadro, que foi dado a ela pelo seu falecido marido. 
O mistério que envolve "a garota" irá abalar as estruturas da vida de Liv e de Paul McCafferty, investigador da TARP. Liv terá que lutar pela posse do quadro ferrenhamente, renunciando seus parcos bens e quem sabe até a oportunidade que o seu coração ganhou de amar novamente depois de perder o seu marido prematuramente.

A "Garota que você deixou para trás" foi um livro que me prendeu e tocou profundamente. Amo livros com temática de guerra (não que eu goste de guerra), e esse foi um dos primeiros do tema que li esse ano. Jojo foi de uma delicadeza enorme ao descrever cada personagem e acontecimento, e confesso que amei a escrita dela muito mais por essa leitura do que pela anterior (Como eu era antes de você), apesar de ser igualmente linda e surpreendente, mas sobre um livro tocar o seu coração... A gente não escolhe não é? Passei dias pensando nessa história.
Indico a leitura por ser apaixonante e por ter o aspecto que mais busco em um livro: contar mais de uma história em um livro só. Para mim, é o tipo de leitura mais empolgante pois me sinto lendo vários livros em apenas um, além de podermos conhecer os personagens e a essência da história de forma mais detalhada.
É importante ressaltar que mesmo que a história seja ambientada em um cenário de guerra, a delicadeza com que cada cena é esmiuçada magistralmente e em contrapartida, somos apresentados à crueza da guerra. Eu simplesmente adentrei pela madrugada por não conseguir desgrudar da leitura. 
Não posso julgar o material físico já que li em e-book. Achei a capa lindinha, segue a linha de 'Como eu era antes de você' e posteriormente, 'Depois de você', acho que poderia ter sido mais personalizada, já que não se trata da mesma história que os outros dois. No mais, completamente satisfeita! 
Amei e indico muito a leitura!

E aí gente, o que acharam da resenha? Quem aí já leu!? Quero saber!
Deixo aí a respostinha da Jojo (pequena, mas fiquei feliz" rsrs) para mim no twitter!*O*
*O*²
Beijos!

10 comentários:

  1. Amo a escrita da Jojo Moyes e todos os livros dela me sensibilizaram de alguma maneira. esse em especial, por mesclar tão bem o passado com o presente.
    Seu blog é lindo e estarei sempre aqui!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivi!
      Obrigada. A Jojo é ótima mesmo!
      Volte sempre.
      Beijos!

      Excluir
  2. Parabéns pela resenha Lua! Estou ansiosa para ler A Garota que Você Deixou para Trás! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Nessa!
      Acho que você vai amar quando ler.
      Beijos!

      Excluir
  3. Olá, tudo bem? Conheci seu blog no insta e olha, que blog lindo!

    A Jojo Moyes é minha autora favorita e me sinto culpada por só ter lido apenas dois livros dela. Confesso que estou me preparando para ler esse. Livros com temáticas de guerra mexem muito comigo, mas acho que pela delicadeza que a Jojo escreve, eu vou amar esse livro. Amei a dica e a resenha :)

    Seguindo o blog,
    beijos,
    http://queremosmaislivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Débora.
      Fico feliz que tenha vindo me visitar!
      Leia, que irás gostar muito!
      Beijos*

      Excluir
  4. Confesso que ainda não li nada da JoJo pq tenho medo de não gostar, já que todos gostam, sei lá não quero me sentir uma ET. Falo isso porque não gosto de livros que me façam chorar desesperadamente (dizem que os livros dela fazem isso). Mas lendo sua resenha penso que talvez "A Garota que vc deixou pra trás" não seja tão dramático como os outros titulos famosos da autora.
    Enfim gostei de saber sua opinião e adorei a dica. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline!
      Dá uma chance para esse livro. Acho que você vai gostar!
      Beijos!

      Excluir
  5. Eu ainda não li nada da Jojo e morro de vontade. Mas nunca sei por qual começar :(
    Toda vez que vejo uma resenha de um dos livros dela, fico encantada e decido que ele vai ser o primeiro e nisso já coloquei vários na minha lista hahaha. E esse agora é mais um deles!
    Acho incrível autores que conseguem contar uma história de maneira delicada em meio a um acontecimento tão cruel como a guerra.
    Adorei sua resenha e fiquei realmente com vontade de ler!

    Gostei muito de conhecer seu blog e já tô seguindo! :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju!
      Que bom que gostou daqui!
      Vamos botar essa lista pra andar aí! rsrs. Acho que você vai gostar!
      Beijos!

      Excluir

Olá!
Deixe aqui a sua opinião sobre a postagem e sobre o blog!
Peço que não usem de palavras obscenas.
Obrigada por comentar!Bom Pensamento!!!
Voltem Sempre*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...