27 março 2013

Cine Pensamento #8 - As Aventuras de Pi

Oi Gente!

Já faz umtempão assisti esse filme e como já assisti outros nesse meio tempo, quero adiantar meu comentário. Esatav com muitas saudades de postar aqui e mesmo ainda não podendo, vim aqui postar alguma coisa, afinal meus quridos pensadores não podem ficar abandonados não?
Aí vai a minha humilde opinião sobre a produção baseada no livro Life of Pi: As Aventuras de Pi!

Lançamento: 21 de Dezembro de 2012
Duração: 2h e 7min
Diretor: Ang Lee
Gênero: Aventura, Drama.
Nacionalidade: EUA.
Sinopse:
Pi Patel (Suraj Sharma) é filho do dono de um zoológico localizado em Pondicherry, na Índia. Após anos cuidando do negócio, a família decide vender o empreendimento devido à retirada do incentivo dado pela prefeitura local.
A ideia é se mudar para o Canadá, onde poderiam vender os animais para reiniciar a vida. Entretanto, o cargueiro onde todos viajam acaba naufragando devido a uma terrível tempestade. Pi consegue sobreviver em um bote salva-vidas, mas precisa dividir o pouco espaço disponível com uma zebra, um orangotango, uma hiena e um tigre de bengala chamado Richard Parker.


Meu Comentário:

O filme é uma 'história' contada por Pi (Piscine Patel) em sua fase já adulta a um escritor. Durante essa conversa que se transforma justamente na narrativa de sua vida, Pi conta com detalhes como foi que ele ficou sozinho no mundo, no meio do oceano com um orangotango, uma zebra, uma hiena e o seu melhor amigo e pior pesadelo: Richard Parker, o tigre de bengala. 
A trama se incia na Índia quando Pi ainda é uma criança e ainda é motivo de brincadeiras na escola por causa de seu nome incomum ( que explica de modo bem didático...rsrs). Fora isso, Pi vive feliz com seus pais e seu irmã Ravi. O pai dele é dono de um Zoológico, e é quando eles fazem uma viagem de navio  vender os animais na América que todo o drama e aventura se iniciam.
Em algumas cebas iniciais nos é mostrado um pouco das cores, sabores e ritmos da grande Índia, lar de Piscine. É um lugar que me fascina tanto em livros quanto em produção cinematográficas. O povo indiano que demonstra um beleza singular e o país que se divide entre dores, beleza, catástrofes e força. Assim como o Brasil, imagino eu.
A maior parte do filme é mostrada no mar, enquanto Pi luta para sobreviver e tem muito tempo para refletir. O relacionamento dele com Richard Parker (o tigre) evolui aos trancos e barrancos e podemos ter até algumas cenas bem cômicas (se dá pra divertir com o medo alheio...rs.).
O filme na verdade tem duas vertentes marcantes: A fotografia mais do que belíssima, daquelas que muitas vezes faz você esquecer o enrendo, o roteiro... E o fotos poético e filosófico que vai se revelando no final quando é dado a quem assiste o poder em acreditar em duas versões da história de Pi, a que o filme conta e  a que ele nos revela no final... E aí a cabeça dá um nó e você fica naquela de: Será que era? será que não era? Mas nesse quesito é um pouco como Dom Casmurro não é? O bom machado de Assis está dando o que pensar até hoje! 
Ang Lee que já dirigiu ótimos e famosíssimos filmes como: Razão e sensibilidade, O tigre e o dragão, entre outros, ao que me parece Ang oferece produções de cunho filosófico, poético e social. As aventuras de Pi certamente não foge a regra.
Bom, espero que quem tinha vontade de assistir, assista. Sem grandes espectativas quanto ao desenrolar geral do filme, que na minha opinião foi até um pouco cansativo as vezes (mas na minha opinião, outras coisas até que compensaram essa falta que eu senti, mas não completamente).
Só não entendi por quê a trilha sonora do trailer é Paradise - Coldplay (O QUE ME FEZ FICAR LOUCA PARA ASSISTIR AO FILME...) e não tem NADA de Paradise no final... Bom, a vida é assim, rsrsrs.
Foi triste... :(

Avaliação: 8,0/10,0

Assistam ao Trailer

Fotos:



Aguardo os comentários! Um super Beijo!!!

9 comentários:

  1. Go to the book!

    O livro é muito bom e super merece ser lido.

    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não o li mas tenho curiosidade Elder!
      Obrigada pela visita*
      :)

      Excluir
  2. Luuu!

    Vou ver esse filme! Gostei!

    Beijos flor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja mesmo.
      A fotografia é linda demais Nanda!
      Beijos amiga!
      *-*

      Excluir
  3. Não assisti ainda, mas pretendo! Sei que falaram muito bem do livro... quero ver com meu filho!!!

    bjks

    JoicySorciere => CLIQUE => Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei esse filme, nem tenho muito o que comentar, só recomendar. Um linda linda história muito bem representada na película.
      Beijos
      Viviane

      http://vivianeblood.blogspot.com.br/2013/04/foto-correio-2-novo-conceito-surpresa.html#more

      Excluir
    2. Oi Joicynha!
      Veja mesmo que é lindo!

      É isso mesmo Vivi!
      A história é linda e as cores realmente encantam!

      Beijos*

      Excluir
  4. O pior de tudo que, sinceramente me tira a vontade de ver o filme, é isso:

    http://literatortura.com/2013/02/21/as-aventuras-de-pi-um-plagio-do-escritor-brasileiro-moacir-scliar/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Janaína!

      Eu li sobre isso e realmente é revoltante, principalmente pela injustiça com um autor nosso e talentosíssimo como o Moacir!
      Mas a produção do filme é muito boa, por isso não deixei de assisti-lo.
      Beijos*

      Excluir

Olá!
Deixe aqui a sua opinião sobre a postagem e sobre o blog!
Peço que não usem de palavras obscenas.
Obrigada por comentar!Bom Pensamento!!!
Voltem Sempre*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...